O marketing digital hoje em dia possibilita alcançar o seu cliente de forma específica e dinâmica, desta forma sua empresa gasta muito menos e tem seus resultados otimizados.

Hoje eu quero falar de dois pontos essenciais para que você consiga fazer a estratégia da sua empresa, um plano de marketing e assim levar seu cliente do ponto A ao ponto B chegando até o objetivo final que é a compra do seu produto ou serviço. No meu site eu explico exatamente o que é estratégia de marketing (clique aqui para entender)

Mas antes, eu quero falar um pouquinho sobre marketing digital, já que vejo ainda muitas pessoas não sabendo o real significado dessa ação. Então vamos lá! Marketing digital são ações que geralmente tem como objetivo, promover ou comercializar produtos ou serviços, criar uma lista de novos clientes, criar um relacionamento melhor com seus clientes. Desta forma gastando muito menos. Sendo assim, podemos dizer que são ações de marketing que englobam sempre a busca por ações que promovam um produto ou serviço, utilizando-se de um canal de distribuição digital, levando a informação até o consumidor final, no caso o seu público alvo (pode ser pessoa física ou jurídica), de forma rápida, eficiente e individualizada ou seja é sempre personalizada. O marketing digital consegue levar a informação de forma relevante. Então é preciso que você tenha bem claro qual são seus objetivos com o marketing digital, essa simples definição já representa uma economia.

 Primeiro Ponto – Definição do objetivo da sua empresa

As ferramentas da internet: Existem muitas ferramentas para utilizar na internet, e você precisa saber qual é a melhor para a sua empresa, depende do seu setor e da característica da sua empresa. Uma vez que você selecionou essa ferramenta, você precisa ter um objetivo definido esse é o primeiro ponto, é a primeira coisa que você deve definir, o objetivo da sua empresa:

  • O que você quer que seu cliente faça ao entrar no seu site?
  • Quando entrar na sua página do Facebook?
  • Quando entrar em contato com algum anúncio seu?
  • Você quer que quando ele veja seu vídeo no youtube ele curta?
  • Se inscreva no seu canal?
  • Seja direcionado para o seu blog?
  • Vá direto para uma oferta?

O QUE É QUE VOCÊ QUER? Precisa estar bem definido.

 

Segundo Ponto – Entender os estágios do seu consumidor

O segundo ponto é exatamente entender que existe diversos estágios de compra do consumidor, então pode ser que você ache aquele cara que está procurando por preço, por lojas e ver qual é a melhor ou seja ele já está interessado em comprar, neste caso você pode falar com esse consumidor de uma determinada forma. Tem pessoas que podem ver o seu anúncio e não estão interessadas em comprar seu produto àquela hora, pode ser que mais para a frente eles queiram comprar e você não pode falar da mesma forma com essa pessoa que não está buscando a informação sobre tênis, ela não está pronta para receber essa oferta e ai você passa por aquele empresa chata que fica implorando  comprar – “você tem que comprar, você tem que comprar um tênis” e você enche a caixa de e-mail com milhares de anúncios, pop-up, facebook, mercado livre, e vira uma perseguição só, e a pessoa nem queria saber do tênis e você acaba gastando mais e se transformando em um chato podendo até arruinar toda sua campanha de marketing.

 

Recapitulando –  Primeiro ponto é a definição do objetivo onde você quer chegar com aquela ação de marketing que você está tomando seja no facebook no youtube no Pinterest no Instagram.  Definido com métricas e metas para serem alcançadas.  E o segundo ponto e entender principalmente que existem consumidores em estágios diferentes e que você precisa se comunicar com eles de forma diferente.  Conseguindo aliar esses dois pontos aí sim você cria uma estratégia, cria um caminho que aquele cliente em potencial percorra até o seu objetivo que é vender. Então você precisa ter ações estratégicas para que ele consiga se manter dentro desse caminho que você traçou no início da campanha. Fazendo uma ótima campanha e parando de gastar muito com marketing. Eu falo bem sobrei isso no meu vídeo

Pense bem nisso antes de desenhar a sua estratégia, antes de colocar seus anúncios no ar, antes de colocar seu vídeo no youtube. Pense bem o que você quer.