A todo momento, consumidores na internet são expostos, a milhares de anúncios durante a compra de algum produto ou serviço. Hoje, é possível obter as mais variadas análises sobre esse processo. Com isso, uma grande obsessão se instaurou atrás de métricas e mais métricas. Afirmações por exemplo, de que um determinado resultado “X”, foi decisivo para que o consumidor comprasse um produto “y” em vez de outro foi sendo cada vez mais aceito como verdade.

Só que afirmar que um comportamento é associado a um  dado estatístico, é com certeza muito arriscado. Os dados coletados podem sim enganar! E não será porque os dados são ruins, mas sim porque é preciso lembrar que qualquer análise, existe sempre uma falha fundamental.

Além disso, o comportamento do consumidor é muito complexo para afirmarmos algo realmente como verdade, ainda que pudéssemos colocar um micro-chip no cérebro de alguém e analisar esse processo. E antes de tudo, ainda teríamos que disputar com a complexidade da mente humana.

Na verdade, sabemos que a nossa decisão ocorre sempre baseado em uma diversidade de fatores combinados entre si. Então, não é possível definir com precisão o que resultou em uma ação específica. Não dá para saber por exemplo, se foi uma imagem ou uma mensagem, que fez uma determinada pessoa  comprar um modelo de carro ou roupa.

Não Concentre Seus Esforços Apenas em Dados

Ficar correndo atrás de métricas apenas, é muito parecido com moinhos de vento; você pode acompanhar um universo cada vez maior de dados e informações, mas nunca conseguirá definir uma verdade absoluta! Você não pode esperar que os dados façam o trabalho todo por você. É preciso prestar atenção onde é que está o problema! E ele está no seu Mindset! Na forma como você está pensando em cima dos dados e não somente os dados.

Empresários mais espertos, já perceberam que o mais importante é se fazer presente, sempre que possível para o seu público-alvo.

Concentrar seus esforços num dado aspecto individual do seu marketing, pode levar a uma distorção da realidade e o pior é que provavelmente isso fará com que você esqueça de analisar os aspectos que realmente funcionam e importam! Muitas empresas ficaram muito focadas em dados e esqueceram que no Marketing Digital, as mudanças ocorrem de forma muito rápida e dinâmica, e que se está lidando com pessoas, ainda que “atrás” de um computador. Não compreendem que é preciso ir muito além de dados para conseguir chegar até o seu cliente, e isso tem atrapalhado essas empresas de obterem sucesso.

Essa mentalidade quase obsessiva por métricas, além de te levar para o caminho errado, ela pode também ser extremamente perigosa, fazendo PERDER tempo e principalmente MUITO DINHEIRO.

Então, as métricas não são importantes?

Sim, é claro que elas são! Só que a gente não pode pegar esses dados e usá-los como uma informação definitiva e absoluta. Os dados são muito importantes para testar o desempenho e com isso aprender e direcionar novas estratégias até se tornarem cada vez mais eficazes.

marketing digital

Mas é preciso lembrar que como toda ferramenta, os dados coletados servem para uma função específica. Se você usar essas informações de maneira errada, você acabará fazendo mais mal do que bem a sua empresa.

Portanto, é sim muito importantes termos diversas informações, porém mais importante ainda, é como vamos percebê-las e assim construir, uma estratégia cada vez mais eficiente para alcançarmos o objetivo final.

Mas para isso, é necessário ter um bom conhecimento sobre o novo marketing digital e então, conseguir se diferenciar de seus concorrentes.

Se você quiser que eu te ajude pessoalmente, a levar sua empresa para um outro nível, entre agora mesmo em contato!  contato@pushdigital.com.br

Grande abraço!