Há mais ou menos 1 ano, eu tenho percebido que profissionais do setor de festas tem sentido dificuldades cada vez maiores, em conseguir fechar contratos. Por conta disso, muitos desses empresários estão apostando alto em anúncios no Facebook, Instagram e Google Adwords para conseguir novos clientes. Porém, não estão conseguindo atingir as suas expectativas de vendas com o uso da internet e também não sabem o que podem fazer para mudar essa situação.

Dentre vários erros, existem alguns, que considero hoje, como os 6 maiores erros desses empresários ao se comunicarem com seus clientes pela internet. Entre eles, estes são os 6 maiores. Eu vou citá-los e depois vou falar um pouquinho de cada um deles.

1- Subestimar o quanto se está envolvido.

2- Pensar que você pode fazer tudo sozinho.

3- Achar que pode fazer tudo que não sabe fazer

4- Cortar gastos com Marketing Digital

5- Layout de Website que não converte

6- Não existem análises e métricas

O Marketing Digital é um universo, enorme e que vive em constantes mudanças. Tem dias que eu paro e fico pensando: Meu Deus! O que vai aparecer de novo agora?! Kkkk

Sim, porque são muitas coisas a serem feitas, e que mudam e “brotam” rapidamente.

Eu falo e vejo muitos empresários do segmento de festas, subestimenado a necessidade em haver um especialista  na área de marketing digital, cuidando das estratégias de vendas da empresa. Muitos pensam que podem fazer o seu próprio marketing na internet sozinhos. O que é um grande erro!

Muitos fazem cursos e mais cursos, em áreas onde não são especialistas e muitas vezes não sabem como fazer, perdendo assim muito tempo, atrasando inclusive, seu próprio negócio… Você pode até aprender como fazê-lo corretamente, mas irá demorar meses ou talvez anos. E ainda assim, mesmo que você consiga aprender, dificilmente você será tão bom quanto um profissional especialista na área o qual você deveria colocar à frente do seu negócio.

Eu sinceramente, fico pensando como é possível, que esses profissionais consigam entregar aos seus clientes o que foi prometido com qualidade, gerenciar o seu próprio negócio com sucesso e ainda fazer todoooo o marketing digital da empresa de forma eficaz! Não tem como!

É preciso ter foco e saber o que você pode fazer, e o que você pode e deve terceirizar. Essa é uma decisão estratégica muito importante para o seu sucesso!

A atitude de muitos empresários, em querer fazer tudo sozinho, tem como consequência, um alto custo de marketing e que na maioria das vezes, não é nada eficiente. E isso ocorre é claro, porque eles acabam se envolvendo em um área onde não são especialistas e é impossível que gestores consigam entender simplesmente de tudo o que está envolvido no processo de vendas online.

Para que então você consiga vender todos os dias, é preciso haver um especialista em criação de estratégias eficientes com foco sempre em resultados, ou seja, no lucro da empresa e não no faturamento.

Um outro erro cometido por alguns empresários, é a decisão de cortar custos no marketing online. Pois essa decisão, significa o risco de perder vendas para o seu concorrente, perder toda a otimização (supostamente “trabalhada”) com o Google.

Cortar custos, significa que você nunca vai conseguir os melhores resultados: Simples assim…

Falando agora sobre o Design dos Websites. Vou usar a indústria do casamento nos dias de hoje como exemplo…

Muitos ficam na dúvida e me perguntam, sobre qual layout usar para um Blog de Casamento. Bom… e eu costumo explicar o seguinte: O que você acha sobre um layout de um Blog, se ele é bom ou não, e o que o seu programador acha, pode ser totalmente diferente do que a noiva e o noivo pensam ser bom o suficiente.

Quando existe uma diferença entre pontos de vista, pode haver um problema que chamamos de conversão (vendas).

Eu acredito na filosofia de que tudo deve estar focado na conversão! Nas vendas!

Portanto, não adianta você ter todo o tráfego do mundo no seu Site, você ser top ranking no Google, ter milhões de comentários, avaliações 5 estrelas, se o seu objetivo final que é fazer com que os visitantes do seu site entrem em contato com você, telefonando, solicitando informações e orçamentos, não seja alcançado! Você tem aí, um problema na comercialização…

E finalmente vou falar do último grande erro que os pofissionais de festas cometem, que é o de não medir os resultados gerados com as ações na internet.

Se você não estiver usando o Google Analytics para monitorar o tráfego do seu site, analisar a origem e comportamento dele dentro do seu Site, analisar quais palavras-chaves seus clientes estão usando para encontrá-lo na internet, você está realmente apenas adivinhando como está indo o seu negócio.

Vou fazer aqui uma analogia com a compra de um carro. Eu te pergunto: Você compraria um carro sem um medidor de combustível? Claro que não,né?! (Acho que nem pode..kkk).

Então…, é a mesma coisa. Você precisa ter os dados para saber o que está acontecendo e baseado nessas informações traçar estratégias e decisões a serem feitas ou modificadas.

Portanto, lembre-se de evitar esses 6 grandes erros, e obtenha melhores resultados para o seu negócio!

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Até a próxima leitura!